Você é culpado pelo fracasso do marketing da sua empresa

Você já ouviu falar em marketing holístico? Se não, você pode estar parado no tempo. Mas não se assuste, este termo se refere a um conceito relativamente novo no marketing. É baseado nele que as empresas que olham para o futuro estão trabalhando. Marketing holístico é enxergar e praticar marketing em todos os aspectos de uma organização. Sem mais divisões, chega de setores caminhando sozinhos, o futuro do marketing é estar em todas as partes, seja na comunicação visual, no atendimento ao cliente ou no relacionamento com os fornecedores. Tudo isso deve estar alinhado, caminhando harmonicamente. Afinal, “o todo é maior que a soma de suas partes”.

Pensar em marketing holístico é pensar globalmente. É dar atenção a todo e qualquer detalhe que integra uma empresa. E é por isso que a culpa do seu marketing estar fracassando não é apenas dos responsáveis pelo setor, mas é também culpa sua. Se o seu marketing está fracassando, assuma a culpa que você tem, aceitação é o primeiro passo para se livrar do vício.

Muitas pessoas ainda pensam que o marketing de uma empresa restringe-se a sua comunicação e propaganda. E quando realizam campanhas ou ações, sujeitam-se a falhar miseravelmente, assim acabam culpando a agência, departamento interno ou seja lá quem for. Mas será que é aí mesmo que está a culpa? Será mesmo que o problema não poderia estar no seu atendimento, no seu relacionamento com o cliente ou mesmo no seu produto?  Não há nada pior para o consumidor do que captar a mensagem da sua publicidade e, ao entrar em contato com o seu serviço, sair decepcionado, com o sentimento de ter sido enganado.

Portanto, reveja a estrutura da sua marca, reavalie os setores de sua empresa. Antes de tudo, entenda o que você está oferecendo ao consumidor, para aí sim, divulgar o serviço ou produto que você está ofertando. Não engane o seu consumidor, cumpra o que você prometeu, pratique o marketing em tudo, pratique o marketing holístico.

Seja bom em tudo que puder e também no que não puder, exija qualidade de si mesmo, transmita uma mensagem global de quem você é de como vai ajudar seu cliente, e, assim, seja responsável pelo sucesso da sua empresa.

 SOBRE O AUTOR
Graduado em produção publicitária, pós-graduando em administração e marketing, content manager da yard. agência de publicidade.