Você conhece as tendências e as novas ferramentas do varejo?

Você conhece as novas ferramentas do varejo que estão cada vez mais ganhando forma e aceitação dos consumidores?

Nos dias atuais, é impossível fazer um planejamento estratégico sem ter em mente alguma ferramentas do varejo que possam auxiliar tanto na dimensão de propagação como de interação com o consumidor. As tecnologias revolucionaram a maneira de fazer compras e as estratégias de marketing.

Vale ressaltar que algumas ferramentas do varejo usadas hoje, já foram criadas há algum tempo, mas vêm ganhando força e novos meios de serem utilizadas.  GPS, RFDI, vídeo digital, biometria, reconhecimento de voz, transmissão sem fio, armazenamento de dados em nuvem e dispositivos móveis inteligentes são algumas das ferramentas do varejo para auxiliar o processo de distribuição, acompanhamento de carga, dentre outros.

 

  • Check-out automático, por mais que já esteja presente na maioria das redes de supermercados, ainda tem muitos estabelecimentos que podem se adequar. Trata-se de uma ferramenta do varejo usada para pesagem e preço de produtos, conhecidos como “caixas de mercado”.  Este equipamento minimiza o trabalho dos operadores de caixa e o consumidor tem autonomia para fazer a pesagem e o pagamento dos produtos.
  • Redes sem fio auxiliam na promoção diferenciada e no momento oportuno. Isso acontece pela identificação do aparelho e pela análise do perfil do consumidor. Algumas empresas já estão adotando os aplicativos e fornecendo experiências e promoções exclusivas para quem sempre está conectado. Assim, já é possível passar perto de alguma loja, por exemplo, e receber uma mensagem de alguma oferta de forma imediata.
  • Cartões inteligentes (cartão da loja) possibilitam o varejista ter todas as informações do consumidor. Desde a renda, últimas compras feitas e o perfil de consumista que ele tem. Algumas lojas já estão descartando o cartão inteligente e migrando direto para a biometria do cliente, que fornece segurança para o varejista e para o consumidor, pois algumas operações só podem ser utilizadas por meio da identificação de digitais, retinas, mãos e linhas do rosto.

Você conhece as ferramentas do varejo como o omnichannel, o mobile commerce e mobile payment e o social commerce?

Tenho certeza que sim, porém não com esses nomes. Essas são as novas ferramentas do varejo que estão sendo implantadas e estão ganhando novos engajamentos no varejo.

Omnichannel possibilita juntar a loja online com o offline, como? O próprio cliente pode verificar a disponibilidade de algum produto na loja física utilizando o aplicativo da marca. Assim, o cliente vê a disponibilidade, faz o pedido e ainda pode optar em receber o produto em casa.

Oferecer esta comodidade está deixando de ser novidade e está se tornando um requisito para as marcas estarem mais próximas do consumidor exigente.

 

O mobile commerce está consolidado há algum tempo nos países de fora e ganhou espaço no Brasil através da disponibilidade das redes móveis (3G), que faz com que as pessoas tenham o acesso à informação em vários lugares na palma da mão. Com isso, faz com que o consumidor possa verificar e fazer pesquisas de preços e produtos de qualquer lugar.

Aproveitando esse gancho, grandes marcas já têm lojas online específicas para usuários de smartphone. Poder propor experiência exclusiva para esses consumidor faz com que a compra impulsiva, por exemplo, quando o produto ofertado da loja física para o online for uma diferença de grande valor ou que ele possa ter algum benefício junto.

Como a compra pela internet está casa vez mais ganhando forma, uma nova ferramenta surgiu, o mobile payment, que permite que qualquer pessoa possa consultar suas finanças além de fazer pagamentos diretos pelo celular utilizando o cartão de crédito. Isto permite que o consumidor não precise mais enfrentar filas de banco com boletos, pois os pagamentos pode ser feita direto nos sites de compras. Comodidade e facilidade para o cliente!

Ferramenta do varejo;Mobile payment.

Algumas marcas fazem o uso de campanhas nas redes sociais para saber qual produto o cliente quer ver em sua loja favorita, ou qual sabor diferenciado quer experimentar. Assim a marca conhece o gosto do cliente. Esse tipo de abordagem chama-se social commerce, que é a ferramenta que possibilita ao cliente fazer parte da marca. Ele pode expor sua opinião sobre produtos e sugerir novas idéias, assim, o próprio consumidor também colabora com a compra de outros consumidores, respondendo comentários e expondo suas opiniões.

O grande diferencial de utilizar essas ferramentas é se desprender de um meio físico e ir ao encontro do cliente. As ferramentas do varejo são aliadas para melhorar os resultados de vendas dos varejistas e reduzir possíveis erros operacionais. Para implementar as ferramentas é preciso compreender exatamente o que se pretende atingir e isso não se resume a vendas imediatas. Lembre-se que todo passo diferente que é disponibilizado para o cliente tem um processo de adaptação e aceitação, o que leva algum tempo. E isso não funciona apenas para o consumidor, mas serve também para os próprios funcionários e responsáveis pelas vendas, que devem estar conscientes e confortáveis com as novas ferramentas implantadas

 

Então, estápronto para implementar as ferramentas em seu estabelecimento? Quer saber mais sobre ferramentas que podem ajudar sua empresa? Confira as 7 ferramentas que irão ajudar a organizar a sua empresa.

Quer mais dicas para sua empresa? Fica ligado aqui no nosso blog, toda a semana temos um artigo novo!

 SOBRE O AUTOR
Graduada em produção publicitária, diretora de arte da yard. agência de publicidade.