SEO: Por que seu site precisa dele?

SEO - Por que o site de qualquer empresa precisa dele

Um site sem SEO (Search Engine Optimization), é o mesmo que um carro de corrida com combustível comum: pode até funcionar, mas não será eficaz. Com técnicas de SEO bem aplicadas, você irá dar uma bela aditivada e fazer seu carro ter muito mais aceleração e velocidade, ou neste caso, fará com que seu site esteja muito melhor posicionado no Google e de maneira orgânica, isto é, sem anúncios pagos.

 

Mas por que o SEO é importante?

Imagine a seguinte situação: Você está com um problema relativamente simples, mas que requer uma solução imediata, porém você não tem conhecimento suficiente para resolver este problema. Quais são suas opções? Pedir ajuda a um amigo, procurar uma solução por conta própria ou buscar um profissional para solucionar este problema. Certo? Pois bem, tanto para buscar solução por conta própria, quanto para procurar por um profissional, existe uma ferramenta muito utilizada em ambos os casos: o Google. O buscador mais utilizado do mundo com folga (em 2015 detinha mais de 96% da preferência dos brasileiros) determina o que acontece na internet, e não há nada que possamos fazer para mudar isso. Portanto, precisamos dançar conforme a música e adaptarmos nossos sites a ele, se quisermos estar em evidência.

E qual é a vantagem disso tudo? Simples: quanto melhor for o posicionamento, ou ranqueamento do seu site no Google, mais fácil ele será encontrado, gerando mais visitas e consequentemente mais vendas, caso o seu funil de vendas esteja funcionando corretamente. Apesar desta lógica funcionar de maneira simples, trabalhar o SEO não é tão fácil assim. Existem diversas técnicas para serem aplicadas e este é verdadeiramente um vasto universo a ser explorado.

 E como é que o ranqueamento funciona?

O ranqueamento do Google funciona por meio de robôs. Estes robôs visitam o seu site corriqueiramente, avaliando o que está publicado dentro dele, para em seguida compará-lo com o de seus inúmeros concorrentes e extrair uma análise final sobre qual está acima de qual em um ranking que reflete no posicionamento da sua página em relação a determinada frase ou palavra buscada. Os principais critérios levados em conta pelos robôs do Google ao avaliar um site são: conteúdo de qualidade, otimização da página e palavras-chave. Em seguida, você verá as principais técnicas de SEO para aplicar em seu site.

 

Palavras-chave

Palavras-chave para SEO

As palavras-chave são termos buscados no Google para se atingir um determinado resultado. Diferente da imagem acima, na maioria das vezes, seu futuro cliente não estará buscando o nome do seu negócio, mas sim soluções para o problema que ele enfrenta.

A avaliação que os robôs do Google fazem do seu conteúdo está sempre relacionada ligada ao uso de palavras-chave, elas são a base de toda estratégia de SEO. Palavras-chave são os termos pesquisados por uma pessoa no Google para se chegar até algum destino. Pense da seguinte forma: quais são as palavras que seu futuro cliente utiliza quando está pesquisando por algo relacionado à área de atuação de empresa? São estas palavras que você deve trabalhar de forma otimizada nas páginas do seu site, pois quanto melhor trabalhadas elas forem, mais fácil será de os robôs do Google identificarem que seu site traz soluções relacionadas à tais palavras-chave.

Decidir quais palavras-chave usar não é tão simples, pois essa escolha pode ser feita de forma precipitada caso não se conheça afundo o público-alvo. O primeiro passo que recomendo é o de criar as buyer personas, caso você ainda não tenha feito.

Uma ótima ferramenta do próprio Google que auxilia na criação e planejamento de palavras-chave para o seu site é o Planejador de Palavras-Chave, que ajuda com algumas dicas e sugestões de palavras. Outra ferramenta bastante útil é o Keyword Tool, que te ajuda a identificar quais são as frases mais buscadas relacionadas à uma palavra específica. Existem diversas outras que podem ser usadas e em breve farei um artigo completo com foco em ferramentas que auxiliam na otimização de palavras-chave e farão você fazer boas escolhas na hora de definir as suas. Mas não se iluda: não adianta encher seu site de palavras-chave se o conteúdo publicado não for de qualidade. Simplesmente não vai funcionar.

 

Otimização de página

A otimização de página para SEO é feita através da pesquisa de palavras-chave que falei anteriormente. Para realizar a otimização, você terá de trabalhar as palavras-chave definidas em todas as páginas e seções de seu site. As principais (e menos complicadas) seções são:

– Títulos de páginas

– Meta Description

– URL (endereço dos seus links)

– Links internos

– Imagens

 Existem outras seções importantes, que envolvem um conhecimento mais aprofundado em programação, portanto, vou deixar elas para um próximo artigo.

 

Conteúdo de qualidade

Para fechar os 3 pilares essenciais de uma estratégia de SEO adequada, temos de reconhecer a importância do conteúdo de qualidade. Existem inúmeros critérios que identificam a qualidade do seu conteúdo, que estão totalmente relacionados às palavras-chave e à otimização de página, desde o título de um post de blog, a velocidade em que o site carrega. Mas indo um pouco além disso, existem muitos outros fatores determinantes, até mesmo por exemplo se o usuário voltou ao Google depois de visitar a sua página, afinal, isto indica que o conteúdo que você apresentou para ele não é tão bom assim e não solucionou o problema dele. Como ter um conteúdo de qualidade? Eu poderia dar inúmeras dicas, que você pode encontrar no blog da yard., mas a principal delas é: crie e atualize seu site pensando em solucionar os problemas das pessoas, fazendo isso, você irá aumentar a relevância do seu site, fazendo com que as pessoas compartilhem espontaneamente seus conteúdos, linkando seu site em outras plataformas. Criando conteúdos focados em resolver problemas e oferecer soluções, fará com que você use, de forma natural, as palavras-chave em seus textos, o que também colabora com o ranqueamento. Jamais copie conteúdo de outro site sem referenciar a fonte, o Google penaliza conteúdos duplicados e seu site perderá pontos se fizer isto.

Estas são apenas algumas das principais técnicas de SEO, existem diversas outras que precisam ser levadas em conta. Mas o que você precisa ter em mente é: se você quer aumentar as visitas do seu site de forma orgânica, obrigatoriamente vai ter que trabalhar o SEO. Minha dica é: comece verificando tudo o que está errado e que pode prejudicar o desempenho do seu site no ranqueamento do Google (você pode usar o Google Search Console, por exemplo, que vai facilitar bastante). Se você não tem tempo disponível ou conhecimento técnico para fazer este tipo de análise, está na hora de entrar em contato com a gente.

análise de seo

Quer uma análise GRÁTIS de SEO em seu site? Clique aqui e faremos uma consultoria gratuita.

 SOBRE O AUTOR
Graduado em produção publicitária, pós-graduando em administração e marketing, content manager da yard. agência de publicidade.