Qual a importância de ter uma marca diferenciada?

Vivemos tentando ser diferentes um dos outros e tentando ganhar destaque. Queremos ser notados pelos diferenciais, preferencialmente as qualidades. Nossa postura como ser humano é familiar ao tema da coluna, afinal, assim caminham também as marcas e negócios.

A importância de se destacar uma marca é tão grande quanto a de seu gestor se destacar pela sua personalidade. Para estar à frente de uma empresa, seu diretor deve ter diversas habilidades, como capacidade de gerenciamento, negociação, comunicação e autoconfiança. Não é à toa que existem diversos treinamentos focados em maximizar estas capacidades que otimizam o perfil de liderança de um gestor de empresa. Já nas empresas, podemos encontrar os mais variados produtos e serviços que tenham foco em destacar uma marca, agregar valor à sua imagem ou treinar os funcionários.

Esta busca pela diferenciação é benéfica e estimula a mente de todos os envolvidos em uma empresa. Além disso, está completamente atrelada à criatividade. E é aqui que separamos as diferenciações boas das ruins. Quantas vezes você já ouviu falar, em uma propaganda, que determinada loja tem os melhores preços, a melhor qualidade e um atendimento nota 10? Ouvindo rádio o dia todo você vai perceber que, pelo menos, será mais de uma. Será que isso é diferencial? Não! Principalmente se tratando de atendimento. Esse é o ponto crucial que impede uma empresa de crescer e muitas nem percebem. O mínimo que toda empresa deveria oferecer é um atendimento de qualidade, afinal, ela está servindo seu cliente, não está lhe fazendo nenhum favor. Quanto a menor preço e qualidade, escolha apenas um. Dificilmente a empresa oferecerá o melhor produto / serviço com um preço abaixo da concorrência, que estará trabalhando com qualidade inferior. Talvez, na dúvida, busque oferecer um bom custo-benefício ou segmente seu mercado.

O mais importante de tudo, no final das contas? Vá atrás de uma diferenciação verdadeira, vá mais afundo nas ideias, pesquise melhor seu mercado, entenda a cabeça dos seus consumidores e busque ser diferente onde realmente ninguém é e assim melhore seus resultados.

imagem de capa retirada de tecmidwest.com

 SOBRE O AUTOR
Graduado em produção publicitária, pós-graduando em administração e marketing, content manager da yard. agência de publicidade.