Por que ter um blog? Traga visitantes para o seu site e gere vendas mesmo sem ter e-commerce

Usar blog pra ganhar acesso no site - yard. agência de publicidade em Ponta Grossa

Por que ter um blog? Sempre que precisamos pesquisar algo na internet, recorremos ao Google, não ao Facebook ou ao Instagram, por exemplo. Se você quer que sua empresa seja encontrada no Google quando alguém busca sobre o segmento que você atua, você precisa ter um site com blog.

Mas qual a diferença entre um site e um site com blog? Um blog, teoricamente é um tipo de site, inclusive existem muitas empresas que têm apenas blog. Outro caminho é ter um site com outras páginas e também ter um blog dentro dele.

O que devo publicar no blog da minha empresa? Aqui está o mais importante! Publique conteúdos interessantes para o seu público-alvo, gerando relacionamento e fazendo com que sua marca crie autoridade sobre a sua área de atuação.

Deu para ter uma noção da importância de um blog? Então continue lendo o texto para entender o porquê de você estar perdendo tempo se ainda não criou um blog para a sua empresa.

 

Tenha um site tão legal quanto o que o Brent Rambo estava acessando.

Por que ter um blog? Motivo 1: Educar o cliente e informar pessoas

Um dos maiores motivos para ter um blog é que ele permite educar e conduzir seu potencial cliente através de uma jornada de compra. Você já parou para pensar em quantas empresas estão lutando por espaço na cabeça do consumidor apenas no momento final da compra, quando ele já decidiu que quer comprar? Geralmente, elas fazem isso através da publicidade tradicional, com diversos anúncios nos mais diferentes formatos, tentando convencer o consumidor de que é a melhor opção.

Chamamos isso, dentro do Inbound Marketing (se você ainda não conhece o Inbound Marketing, clique aqui) de Fundo de Funil. E é importante anunciar para o fundo de funil! Você deve continuar fazendo ações para “aparecer” para os clientes nesse momento, portanto, não deixe de fazer suas ações de mídia tradicional.

Entretanto, existem outros estágios no funil, em que os clientes se encontram em outros momentos da compra. O Topo de Funil e Meio de Funil, são momentos onde o cliente ainda não está 100% decidido se vai comprar ou se realmente precisa daquele produto. Inclusive, pode ser que nem passa na cabeça dele que ele pode precisar daquilo. Neste momento, você pode impactá-lo oferecendo informações que o auxiliem a caminhar durante a jornada de compra para chegar até a decisão final de comprar.

Exemplos disso, são posts de blog que geram interesse no consumidor por algo que ele sabe que tem certa relevância, mas ainda não está 100% convencido disso. Talvez você mesmo que está lendo este post, já sabe alguma coisa sobre blogs corporativos mas ainda não está 100% convencido e ainda se pergunta “Por que ter um blog?”. Isso significa que você não está no fundo de funil e precisa de mais informações para se convencer de que vale a pena fazer esse investimento. Por isso, o blog é a melhor ferramenta de marketing digital para criar presença online de longo prazo.

Por que ter um blog? Motivo 2: Fica muito mais fácil de ser encontrado na internet

Outro bom motivo para ter um blog, é porque ele auxilia e muito para que o site da sua empresa fique melhor posicionada, ou até mesmo no topo dos resultados do Google, de forma orgânica. Isto é, sem precisar recorrer a anúncios pagos de Adwords. O Google só se tornou o que ele é hoje, se pautando na missão: fazer a internet um lugar melhor para quem está navegando. Por isso, ele valoriza tanto conteúdos bons e bem escritos. O que o Google quer, no fundo, é oferecer para quem pesquisa, resultados recheados de sites realmente bons, com conteúdos úteis e relevantes, seja qual for o assunto que a pessoa pesquisou. Escrevendo bons conteúdos e alinhando isso com uma boa estratégia de SEO, é possível chegar na primeira página do Google para usuários que estão buscando termos relacionados ao segmento em que a sua empresa atua. E claro que, ganhando posições no Google, consequentemente seu site vai ter muito mais visitas e, consequentemente, vendas.

E agora, se você está se perguntando: “Mas como vou usar meu blog para atrair visitantes para o site da minha empresa?” A resposta está aqui:

O mais importante é que você planeje dentro das suas ações de marketing e tenha a dedicação de tempo e investimento necessários para criar, manter e gerenciar um blog de qualidade.

blog da yard agencia de publicidade em ponta grossa

Tenha um blog 5 estrelas, isso será o suficiente para atrair visitas para o seu site naturalmente. Como foi que você chegou até este post no blog da yard.?
Imagem: Adnews

É um processo ao mesmo tempo, simples, porém complexo. Para você, é fácil falar sobre a sua área de atuação? Ótimo! Já tem o primeiro passo. Agora, você precisa fazer isso utilizando uma linguagem didática, falando sobre temas pertinentes ao seu público, além de otimizar seus posts com práticas de SEO, como palavras-chave, para alavancar o posicionamento do seu site no Google. Tudo isso pensando em suas personas e na jornada de compra do cliente (clique aqui para saber mais sobre buyer-personas). Depois disso, você deve usar técnicas de conversão, para que os seus visitantes registrem algum tipo de interesse em consumir mais do seu conteúdo, ou mesmo adquirir os produtos ou serviços da sua empresa, convertendo seus visitantes em leads (pessoas que acessam o seu conteúdo e lhe deixam informações, como nome, email, telefone e diversas outras possíveis) . Ou seja, para o blog da sua empresa funcionar, você precisa:

1- Escrever artigos bons, didáticos e que sejam úteis para o seu consumidor;

2- Otimizar seu blog usando técnicas de SEO;

3- Alinhar o conteúdo escrito de acordo com a jornada de compra do seu cliente (Topo, meio e fundo de funil);

4- Criar maneiras para converter seus visitantes em leads.

Agora pareceu um pouco mais complicado, né? Mas se você cumprir estas etapas, naturalmente irá atrair visitantes que estão buscando no Google soluções relacionadas ao seu mercado e, posteriormente, obter informações sobre essas pessoas. Se você já ouviu falar em “Marketing de Conteúdo”, deve saber como um blog é importante para fazer a coisa toda funcionar.

“Sobre o que eu vou escrever no blog da minha empresa?”

Não há uma fórmula mágica, mas há 2 fatores muito importantes para ter um blog interessante:

1- Fale para os seus clientes sobre assuntos que os ajudam e melhoram as suas vidas, não sobre os produtos e serviços da sua empresa. Esta é uma verdade um pouco dolorosa: seus clientes não ligam para o que sua empresa tem, mas sim para como a vida deles pode se tornar melhor com a sua ajuda.

2- Seja simples. Apesar de você ser especialista em um assunto, quem está lendo provavelmente não será. Traga informações interessantes com uma linguagem de fácil compreensão para o leitor.

“Seus clientes não ligam para o que sua empresa tem, mas sim para como a vida deles pode se tornar melhor com a sua ajuda.”

Como disse anteriormente, é importante que seu blog seja planejado, para assim trazer resultados efetivos, com visitantes que realmente sejam potenciais leads e clientes. Principais pontos para você levar em consideração:

  • Não publique textos desestruturados, com conteúdos irrelevantes e sem saber qual é o objetivo de cada post.
  • Ao publicar um artigo em seu blog, você não pode deixar a visita “morrer” lá. Crie links para outros posts e conteúdos de seu site. Recomendo a linkagem para landing page’s (páginas de captura), onde você irá oferecer algum conteúdo específico para seus visitantes em troca de algumas informações sobre ele, coletando dados preciosos como email e telefone. Ao fazer isso, você estará convertendo seu visitante em lead, a conversão é mais uma das etapas do Inbound Marketing. Ela representa um passo a mais para você finalizar o ciclo de inbound, cujo objetivos finais são a venda e o relacionamento com os clientes.
  • Mesmo que você não trabalhe com um e-commerce e suas vendas ocorram off-line, a estratégia segue extremamente válida. Mas é necessário que você tenha maneiras fáceis e intuitivas de fazer com que seus visitantes demonstrem interesse pelas soluções que sua empresa oferece e sua equipe de vendas entre em ação de forma efetiva.
  • Não se precipite em abordar um lead de topo de funil, pois ele não estará preparado para comprar, mas também não deixe de abordar leads de Fundo de Funil, pois você estará perdendo ótimas oportunidades de aumentar sua carteira de clientes.

Quer conhecer outras formas de atrair visitantes para o seu site e gerar vendas? Acesse o post como atrair visitantes para o seu site.

 SOBRE O AUTOR
Graduado em produção publicitária, pós-graduando em administração e marketing, content manager da yard. agência de publicidade.