Por que devo pagar uma agência para cuidar da minha página do Facebook?

Por que devo contratar uma agência para cuidar da minha página do Facebook

Você já percebeu que hoje em dia todas as empresas têm uma conta nas redes sociais? E que sempre procuramos saber onde fica a “loja x” fazendo uma busca rápida pelo Facebook, por exemplo? Ou antes de ligar para uma pizzaria, quando procuramos a página no Facebook para ver se ela tem o cardápio lá? Ou, mesmo para saber se ela esta aberta naquele momento?

O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais, esse dado foi o próprio Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, que anunciou em junho no ano passado (2017).

Numero de usuarios do facebook

Gráfico de crescimento de usuários do Facebook.
Fonte: https://tecnoblog.net/217628/facebook-2-bilhoes-usuarios/

O Facebook é um ótimo canal para sua empresa estar presente, não acha?

Porém, muitas empresas utilizam a mídia social de maneira errada. Veja um trecho retirado do livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais”, por Diego Monteiro e Ricardo Azarite: “Uma empresa social não é aquela que simplesmente adota ferramentas 2.0, mas aquela que coloca os funcionários e líderes em contato com o mercado face a face, com criatividade, autonomia e transparência.” Não basta apenas ter um perfil nas mídias sociais, tem que estar presente nelas! E para ter presença no Facebook, por exemplo, não basta fazer diversas postagens bonitinhas semanais, é preciso criar posts com estratégia e o principal: patrociná-los!

Hoje muitas empresas pensam que apenas ter uma página nas mídias sociais é motivo de estar com a sua “comunicação” em dia e que suas vendas irão alavancar a cada post publicado na web, mas isso esta longe de ser uma realidade. Não basta apenas ter uma página, é preciso ter as estratégias corretas para atingir o publico desejado e fazer com que eles se convertam em clientes e compradores fiéis da sua marca.

Não use as redes sociais apenas com o objetivo de vender

As redes sociais não servem apenas para venda, lembre-se que ela é um canal de entretenimento para os internautas e você deve proporcionar entretenimento com conteúdo (entenda como vender mais utilizando o conteúdo na sua empresa). Além disso, no momento de compra, as pessoas procuram o quão a empresa é recomendável, qual é o envolvimento que ela tem com os clientes, qual a transparência e confiança que ela passa para os clientes e o quão disposta ela está em atender e tirar qualquer dúvida que o cliente tiver.

Redes sociais para empresas

Como lidar com o bombardeio de informações nas mídias sociais? Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/como-lidar-com-o-bombardeio-de-informacoes-nas-midias-sociais/

Um guia básico de como tornar sua empresa presente nas redes sociais

1- Responda os comentários (desde que sejam pertinentes) de maneira rápida e com a maior clareza e eficiência possível. Lembre-se que uma página é um canal de proximidade com você e o seu cliente.

2- Não é porque você faz posts todos os dias que sua empresa vai vender mais! Quantidade não é qualidade e nem garantia de que você está atingindo seu público de verdade, muito menos gerando vendas.

3- As redes sociais não servem apenas para tentar vender, lembre-se que é um canal de entretenimento para os internautas.

4- Cuide com as palavras e esteja preparado com os posts que podem “causar”. O público que vai ler sua página é formador de opinião, na internet todo mundo tem voz. Uma “pisada na bola” pode ser fatal.

5- Tenha um orçamento para divulgação. É importante ter uma boa estratégia de patrocínio segmentado para atingir o publico certo. (Anúncios patrocinados são essenciais, o Facebook, Instagram e qualquer outra rede quer dinheiro)

6- A probabilidade de ter outra empresa do mesmo segmento que a sua é de praticamente 100%. Criar estratégias e uma comunicação diferenciada é imprescindível. Não tente copiar o que os outros fazem, sua marca precisa ter a própria personalidade. Vale ressaltar que promoções sazonais são utilizadas na atuação de praticamente 80% do mercado.

7- Monitore o que estão falando da sua marca em sites como Google, Facebook, Twitter, Trip Advisor, Foursquare, etc.

8- Fique atento aos comentários, mensagens negativas, quando não são respondidas de forma inteligente, acabam sendo mal vistas. Avalie se o comentário veio de um cliente ou possível cliente e se é coerente para responder. Caso seja apenas avacalhação, exclua, se você deixar a mostra e não responder, pode gerar um certo desconforto como “a empresa não esta nem ligando para o que pensam”.

A importância de ter um profissional ou agência responsável para cuidar das suas redes sociais

Por se tratar de uma mídia digital, muitas empresas ainda acreditam que qualquer pessoa pode “cuidar” dela, aliás, quem não gosta de ficar o dia inteiro no Facebook? Parece tão fácil! É bem comum ouvirmos as seguintes frases:

– “Se já tenho uma conta no Facebook por que eu mesmo (a) não posso “alimentar” a página da minha empresa?”

– “Por que devo pagar para alguém ficar no Facebook?”

– “Por que devo contratar uma agência para fazer o que meu sobrinho pode fazer cobrando muito mais barato?”

Mas não é assim que funciona. É preciso ter um enorme conhecimento para expor uma marca de maneira eficaz na internet pois, sem preparo nenhum, sua marca pode ter um reconhecimento distorcido do que realmente ela é, ou mesmo não ser reconhecida.

É importante ter um monitoramento detalhado do que esta acontecendo e de como isso pode gerar uma nova campanha, um novo engajamento, uma nova estratégia e uma linguagem adequada que seu publico espera. E o principal: desenvolver uma boa estratégia de como as redes sociais irão atrair novos clientes, seja diretamente, ou através do seu site.

Uma assessoria profissional vai saber onde sua empresa esta acertando ou errando, além de elaborar um planejamento para te ajudar alcançar os objetivos de vendas.

Ah, lembrando que produzir um bom conteúdo não é apenas subir uma foto com uma frase bonitinha e com varias hashtags na sua página do Facebook. É preciso fazer com que sua marca entregue algo relevante na comunicação ao consumidor e bons profissionais irão te ajudar nisso.

E aí, sua empresa esta atendendo as expectativas dos clientes e está presente de verdade nas redes sociais?

Quer receber uma consultoria de resultados no Facebook GRÁTIS? Clique aqui e receba uma análise sem compromisos de um especialista yard.

 SOBRE O AUTOR
Graduada em produção publicitária, diretora de arte da yard. agência de publicidade.