CONECTE-SE AO SEU CLIENTE, USE MICRO-MOMENTOS

Você já ouviu falar em micro-momentos? A Google revela que criou esse termo pensando na jornada de compra dos consumidores, um passo a passo de como eles pensam e agem. Preparamos um artigo completo contando o que é, como funciona e como pode ajudar a sua marca a conquistar esses clientes.

Os smartphones impactaram a forma de como usamos pouco tempo para fazer várias coisas, assim mudando o comportamento de consumo. Hoje o desafio está em conquistar o consumidor em micro-momentos, esses momentos são fragmentos de tempo, em que a tomada de decisão ocorre.

Um exemplo prático de micro-momento é quando se está com fome, porém não se tem tempo para preparar um jantar ou até mesmo não tem ingredientes para fazer um simples lanche, então o que fazemos? Pesquisamos, pegamos o smartphone, abrimos o Google e fazemos uma breve busca sobre deliveries, provavelmente você irá verificar o tempo de espera e escolherá aquele que tiver o melhor prazo. Logo depois a comida chega, você não precisou buscar até o local, enfrentar filas e nem sequer teve que falar com alguém, ou seja, o smartphone resolveu o problema em poucos minutos.

A busca em dispositivos móveis só aumenta e tende a ultrapassar o desktop

O Google mostra que os micro-momentos estão divididos em algumas situações, como:

“Eu quero saber”, hoje temos as informações na ponta dos dedos. Isso acontece quando as pessoas utilizam o smartphone para suprir uma vontade momentânea de aprender ou comprar algo. O consumidor ouviu algum termo desconhecido, o que ele faz? Pesquisa direto no Google.

“Eu quero ir”, esse micro-momento está relacionado diretamente com economia de tempo, as pessoas querem encontrar o que precisam, perto de onde moram, ou de onde estão. Por isso é muito importante que sua empresa esteja indexada no Google My Business, pois ao fazer a busca, seu endereço físico ficará disponível e visível para o usuário.

“Eu quero fazer”, o smartphone aumentou a acessibilidade de aprender a fazer, onde você estiver, os usuários podem facilmente resolver problemas do dia-a-dia na palma de suas mãos. Para este micro-momento deve-se considerar o consumo de vídeo, tutoriais que ajudam e auxiliam o usuário seguir o passo a passo.

“Eu quero comprar”, com a vasta quantidade de informação online, a tomada de decisão pode acontecer em apenas alguns minutos. Podemos afirmar que aqui é o fundo do funil, onde o consumidor está disposto a efetuar a compra.

Então onde está sua marca quando o cliente precisa?

 

Esteja presente em cada passo do seu consumidor na jornada de compra

 

Em um universo com tantas opções aparecendo, sugestões são sempre bem aceitas. O consumidor não consulta apenas a família e amigos mas toda a informação online que está disponível, por exemplo: como chegar, onde encontrar, que carreira seguir.

Com a disponibilidade 24 horas do smartphone, as pessoas fazem pesquisas a todo momento, as marcas tem acesso a toda jornada de compra do consumidor ponto a ponto, dessa forma podendo influenciar diretamente na tomada de decisão.

O próprio Google aponta que os consumidores querem ter as melhores experiências até mesmo nas pequenas compras, coisas do dia-a-dia, segundo a gigante de pesquisas, as buscas com o termo “melhores” tiveram mais de 100% de crescimento nos últimos dois anos como é o caso de “melhores guarda-chuvas”, que obteve 140% de crescimento e melhores acessórios de viagem com 110%. Isso mostra uma grande oportunidade para vários nichos do mercado se posicionarem como aliado dos consumidores no processo de ajuda na tomada de decisão.

A personalização pode ajudar sua marca a atingir outra parcela desses novos consumidores, como “tênis para enfermeiros”, “tênis para usar com vestidos”, o próprio buscador do Google mostra essas sugestões, buscas específicas podem dar ideias de anúncios direcionados exclusivamente para aquele público. É muito importante analisar esses dados no seu mercado, você pode sair na frente e fazer o que o seu concorrente não faz.

Podemos dizer que nada se compara as avaliações, a sua experiência e de outros usuários com a marca, os comentários, o feedback. Quando um consumidor faz a pesquisa ele leva muito em consideração o que os outros escrevem. Dados mostram que a busca pelo nome do produto com o termo “review” na sequência aumentaram mais de 35%  nos dois últimos anos, ou seja esses consumidores que buscam e pesquisam a todo o momento querem tirar 100% de aproveitamento da compra, querem que a experiência seja a melhor possível.

Procure conhecer melhor o seu consumidor, como ele busca, como ele interage com os seus produtos. Analise os dados fornecidos pelo Google Analytics para obter informações mais precisas como: idade, sexo, região.

Melhore a experiência do usuário com uma navegação mais fluída para desktop e também otimize seu site para mobile pois há uma crescente em acessos nesses dispositivos e dependendo do produto ou serviço a intensidade de busca ultrapassa o desktop. Ajuste a velocidade de acesso ao site, algumas dicas são:

1 – Verificar imagens pesadas;

2 – Uso de scripts;

3 – Qualidade da hospedagem.

Otimização é fundamental para micro-momentos

A otimização em dispositivos móveis é fundamental na captura de micro-momentos

Se quiser saber mais em como otimizar seu site clique aqui, nós fizemos um artigo completo com mais dicas para melhorar o desempenho do seu site.

Produza conteúdos de qualidade para o seu consumidor, tenha certeza que você está o ajudando em cada micro-momento, é necessário atender bem ao que seu usuário precisa, passar confiança para que o mesmo crie um engajamento com a marca.

Para conquistar esse novo consumidor as marcas devem se atentar em otimizar a experiência do usuário, fazer com que ele encontre o que precisa, da forma mais rápida possível.

Nesse cenário as empresas terão que entender como conectar-se com seus clientes, dentro desses micro-momentos, por isso fique atento a jornada de compra do seu consumidor, e se aprofunde em manter uma boa experiência de compra, relacionando esses quatro instantes.

Quer otimizar sua campanha e impactar ponto a ponto o seu cliente na jornada de compra? Diga um oi, nós podemos te ajudar!

 

 

 

 

 

 

 SOBRE O AUTOR