Marketing de relacionamento, a sua empresa faz?

Muitas empresas focam em apenas atrair novos clientes para aumentar suas vendas e acabam esquecendo de seus fiéis consumidores, aqueles que apostam e confiam em sua marca no cotidiano.

Com a fidelização do cliente, você o torna um defensor de sua marca e faz ele ter a melhor experiência possível nos mínimos detalhes, além de colocar sua empresa na frente dos concorrentes, irá atrair mais clientes de forma natural que existe: o marketing boca a boca.

Para colocar a estratégia de marketing de relacionamento em ação busque colaboradores que abracem a ideia e que, além de atender bem, estejam empenhados em unir esforços em prol do sucesso dos clientes. Ter um time unido e inovador, que pensa em diferenciais para satisfazer e ajudar o cliente é um excelente começo.

Conheça algumas ações de relacionamento que você pode começar a fazer a partir de agora.

Programas de fidelidade

Esse tipo de relacionamento já é usado há muito tempo, principalmente por agências de viagens, bancos e restaurantes. A estratégia consiste em oferecer benefícios ao cliente para que compense mais consumir seu produto do que o da concorrência.

Existem diversas aplicações, mas geralmente funciona com uma pontuação. A partir de um certo limite gasto pelo cliente, ele pode trocar os pontos por algum benefício oferecido pela empresa.

Lembre-se que esse tipo de estratégia deve ser bem pensada e em nenhum momento pode gerar prejuízo para sua empresa.

Relacionamento nas redes sociais

Uma das formas eficazes de fazer marketing de relacionamento é através das redes sociais, por meio desta ferramenta a marca consegue criar novas relações e entender as já existentes, visualizando como os consumidores interagem com a marca.

Para um aprofundamento, é necessário utilizar análise de dados, um exemplo prático de como o marketing de relacionamento pode ajudar é o monitoramento de usuários que falam mal da sua marca, podendo criar uma estratégia para ampará-los, sanar os problemas e assim melhorar a avaliação da sua empresa, pois como comentamos neste artigo, avaliações e feedbacks são uns dos micro-momentos mais importantes da jornada de compra do consumidor.

Estar presente nas redes sociais que seu público-alvo está é fundamental para o Marketing de Relacionamento.

Outro método que pode ser utilizado no relacionamento com o cliente dentro do marketing digital é o inbound marketing e marketing de conteúdo. Automações de e-mail e artigos de blog que amparam o cliente e ensinam utilizar o seu produto são muito bem vistos, esses mecanismos têm outras diversas aplicações dentro do marketing de relacionamento, além de serem importantes para adquirir novos clientes.

O Inbound Marketing é uma das muitas formas de criar uma estratégia de relacionamento com o cliente.

Eu mesmo já fui alvo de Marketing de Relacionamento, foi uma estratégia perfeita que me conquistou.

O case da New Era Brasil

O ano era 2012 e a New Era, uma marca internacional de vestuário e acessórios, famosa por fabricar bonés de times de beisebol, futebol americano e basquete, abriu sua sub-sede no Brasil. Lembro que estava pesquisando para comprar um boné e acabei achando a página no Facebook, naquela época vazia, com poucas publicações e envolvimento.

Tempo depois percebi algum movimento, começaram a rolar alguns “quizzes” promocionais para se tornar o “Guardião New Era”, esse título imponente era para qualificar uma espécie de representante da marca que ajudaria no processo de qualidade, testando produtos, indicando melhorias, entre outras coisas. Seria escolhido apenas um representante por estado, ao longo de um mês, a disputa foi acirrada e mais participantes começaram a seguir a página e se envolver com as publicações.

Eu ganhei como representante do estado do Paraná, em troca recebi muitos produtos, lançamentos diversos e o mais importante, pude observar a construção de um case. A promoção durou por quase um ano e a New Era Brasil continuou a prosperar, sempre interagindo com o público, usando diferentes estratégias e o mais importante, priorizando e ouvindo o seu consumidor.

Depois de todo esse tempo minha fidelidade a New Era continua, se me perguntarem sobre bonés, eu tenho 1000 argumentos para defender os motivos da New Era ser a melhor! Hoje a página possui cerca de 800 mil seguidores, eles expandiram o negócio abrindo uma loja online e vendendo diretamente, além de outras coisas.

A New Era Brasil apostou em uma estratégia completa de marketing de relacionamento, mesclando feedback de consumidores, eventos e ações promocionais.

A Nubank respira marketing de relacionamento

Outra marca que me impressionou com a qualidade de seus serviços e relacionamento com o cliente foi a Nubank, desde a agilidade para fazer o cartão de crédito, um processo 100% digital, rápido e eficaz, até o suporte.

Aconteceu uma situação comigo em que perdi o meu cartão, solicitei suporte via comentário no Facebook e prontamente me responderam. Pediram para eu enviar um e-mail com meus dados e na sequência meu cartão seria reenviado.

Dito e feito, em menos de uma semana meu novo cartão chegou. Sem filas, sem demora e uma equipe extremamente atenciosa que ajuda em tudo o que  você precisa.

Eles chegaram com tudo e em 2017, na sua primeira participação, a Nubank conquistou a 3° posição em marketing de relacionamento no prêmio Exame/IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente). A avaliação contou com 5122 pessoas em 148 cidades do Brasil.

Muitas empresas já adotaram o marketing de relacionamento e outras vêm implantando, logo a concorrência dentro do mercado aumenta constantemente.

Faça mais que um bom atendimento, a experiência do usuário é notada nos mínimos detalhes e, se sua empresa oferece um diferencial que o surpreende, pode ter certeza que ele irá se tornar um advogado da sua marca.

Clientes satisfeitos realizam mais compras, rendem mais faturamento e atraem novos clientes, a Apple é um exemplo claro, possui defensores e amantes da marca no mundo todo.

Marcas que se relacionam diretamente com o consumidor tendem a ser mais queridas, um contato mais próximo faz com que o cliente se sinta abraçado pela marca, posso afirmar com todas as letras que funciona!

Curtiu o artigo? Se quiser saber melhorar seu relacionamento e criar estratégias que funcionam, diga um oi, que nós podemos te ajudar!

 SOBRE O AUTOR