Dicas de marketing de relacionamento para empresas que vendem software

Dicas de marketing de relacionamento para empresas que vendem software

O trabalho de relacionamento com o cliente é primordial em praticamente qualquer empresa de qualquer segmento. Para empresas de tecnologia, isso não é nem um pouco diferente. Mas pode ser que esse trabalho pareça difícil de ser executado, pois pode parece que a proximidade com o cliente é algo mais difícil de conseguir através das vendas online. Então como realizar trabalho de relacionamento em empresas de tecnologia? Tenho algumas dicas.

 

Por que ter um bom relacionamento?

Se você realmente tem alguma dúvida da importância de um bom relacionamento, imagine a seguinte situação:

Você já visitou alguma loja e saiu de lá satisfeito por ter sido bem tratado pelo atendente? Ou frustrado por ter sido mal recebido? Isso acontece o tempo todo! Ninguém gosta de visitar um estabelecimento e ser respondido de forma grossa, muito menos perceber que o vendedor quer empurrar um produto a qualquer custo.

Fatores como esses são o que fazem você voltar ou não a comprar naquela loja. E a mesma coisa ocorre em uma compra de software.

Claro que existem outros fatores determinantes, como por exemplo a qualidade do produto, mas de qualquer forma, o relacionamento é um dos pontos principais e você precisa deixar “tinindo” na sua empresa de tecnologia.

 

Como começar?

Para começar a trabalhar o relacionamento, é preciso ter uma equipe dedicada? Não! Na verdade, se a sua empresa tem estrutura para isso, com certeza é recomendável ter uma equipe estruturada com um gestor dedicado, mas caso contrário, não precisa.

Na verdade, o relacionamento deve estar em todos os setores da sua empresa e não em uma equipe só. Todos os colaboradores devem ser instruídos e treinados para pensar e trabalhar o relacionamento com o cliente, principalmente os que têm contato direto com o consumidor.

Mas até mesmo quem não tem contato direto com o cliente deve pensar no relacionamento. Seja no setor de desenvolvimento, processos, segurança, todos devem desempenhar suas funções pensando no bem estar do cliente.

Portanto, aí vai uma dica: Invista em capacitação e treinamento para seus colaboradores entenderem a importância do relacionamento.

Investir em treinamentos é o principal caminho para fazer seus colaboradores entenderem a importância do relacionamento com o cliente em uma empresa de software.

 

O relacionamento começa durante a venda

Não adianta ter um bom trabalho de relacionamento no pós-venda se você não sabe fazer isso durante a negociação. Saber atender o seu cliente é a primeira e fundamental etapa de relacionamento. Durante a negociação e a venda, você precisa entender quais são as necessidades do cliente, ouvir o que ele tem a dizer e depois apresentar soluções adaptadas para os problemas dele e a realidade em que ele se encontra. Assim você começa o relacionamento muito bem. 

Para fazer isso, sua equipe deve coletar o máximo de dados possíveis durante as conversas de negociação com o cliente. A coleta de dados é importante tanto para conhecer melhor o cliente, quanto para registrar os principais empecilhos que impedem uma a concretização de uma compra, dentre outras informações bem importantes.

 

Após vender, faça um acompanhamento

Depois de fechar venda, faça um acompanhamento com o cliente para ouvir o que ele tem a dizer sobre o processo de negociação e os primeiros dias de uso do software. Isso vai fazer com que ele se sinta importante, pois está sendo ouvido, além de ser uma ótima fonte de coleta de dados para você como citei no tópico anterior. Ouvir o cliente após a venda poderá gerar várias ideias para melhorar seus processos constantemente se a sua equipe conseguir absorver os elogios e reclamações da forma certa.

 

Preste um bom suporte

Quando o cliente contrata um software, ele espera ter um bom suporte. Aposto até que muitos usam esse como o critério principal para fazer a escolha. Esteja sempre disposto para ajudar, não “enrole” o cliente, não terceirize o problema, simplesmente resolva! Além de deixar o cliente feliz, isso vai te gerar várias indicações, pode ter certeza. 

 

Dê incentivos aos seus clientes

O relacionamento com o cliente já deve estar indo muito bem após você ter cumprido as 3 etapas anteriores. Agora, para encantar de vez, dê presentes, brindes e “mimos” para os seus clientes. Pode ser um desconto na compra de um segundo produto, teste grátis, desconto na mensalidade caso seja um software de pagamento recorrente, bônus por indicação… enfim, são inúmeras possibilidades. Cabe a você e sua equipe estudarem e definirem qual a estratégia que melhor se encaixa na realidade da sua empresa.

 

Produza conteúdo

O marketing de conteúdo é considerado por muitos o grande trunfo do marketing no século XXI. Aqui na agência, nós apostamos muito em conteúdo para nossos clientes, seja para os que atuam no ramo da tecnologia ou não.

Essa metodologia consiste em criar conteúdo para se relacionar com o seu público atual e também para atrair novos clientes. Esses conteúdos devem ser realmente interessantes e pertinentes para o público, levando dicas úteis, que farão o consumidor enxergar sua empresa como referência no segmento.

Para otimizar o marketing de conteúdo, você pode complementar a estratégia com o Inbound Marketing, entenda melhor sobre a metodologia aqui.

Como recomendação final, indico um software que trabalha o relacionamento com os clientes através do Inbound Marketing, o RD Station. Conheça a ferramenta neste post.

 

Faça tudo isso e avalie o resultado. Nada é garantido, mas já é um bom começo. Depois disso, desenvolva suas próprias técnicas para melhorar o relacionamento, se baseando no que você conhece sobre sua carteira de clientes. 

Precisa de ajuda no seu marketing de relacionamento? Converse com a gente!

 SOBRE O AUTOR
Graduado em produção publicitária, pós-graduando em administração e marketing, content manager da yard. agência de publicidade.