Como utilizar os cinco sentidos do cliente para vender mais

Envolver o cliente no ponto de venda e proporcionar uma experiência de compra completa tem sido cada dia o maior desafio do varejista.  Nem sempre a opção de compra esta baseada nos produtos que necessitamos, ou que estamos dispostos a pagar. Saber explorar os cinco sentidos do consumidor pode fazer com que ele consuma facilmente o produto ofertado, mesmo não precisando. Visão, olfato, tato, paladar e audição são estímulos sensoriais que podem desencadear respostas emocionais poderosas nos clientes. Veja a seguir como os 5 sentidos podem ser utilizados para vender mais através de técnicas de marketing sensorial:

Visão: É normal termos apego a tudo que é visual, por exemplo, uma boa vitrine corresponde a boa parte da atratividade da loja, muitas vezes aquele simples manequim bem apresentado, juntamente com uma boa programação visual (temáticas para datas comemorativas), se torna o melhor vendedor que a loja pode querer. Iluminação, espaço e cores também são importantes para criar um ambiente agradável, despertam a atenção ou relaxamento, dependendo da intenção.

Olfato: Com um simples aroma, é possível despertar intensas emoções em uma pessoa e remeter a lembranças, uma vez que o olfato é ligado ao sistema límbico do cérebro (a parte referente à memória e as emoções). Um bom aroma, ligado à personalidade da marca faz com que os clientes permaneçam mais tempo no local.

Tato: Imprescindível que os clientes possam tocar nos produtos e experimentá-los. E não apenas isso, mas o tecido nos assentos dos provadores, em almofadas, cortinas, e outros itens, também influenciam na percepção geral do ambiente.

Paladar: Não importa se o seu ramo não for a alimentação, ter disponível na loja um biscoito, um chá e um café, ou até mesmo outros tipos de alimentos, é imprescindíveis para receber o cliente. É comprovado (com exceção dos supermercados), que clientes com fome querem ir embora logo, deixando assim de fazer as compras.

Audição: A música influencia muito no nosso estado de humor, ainda mais quando nos traz boas sensações. Semelhante aos aromas, o som ambiente é uma ferramenta muito eficaz para ter um impacto positivo no humor do cliente.

Para tirar melhor proveito das informações dos cinco sentidos, faça um raio-x da sua empresa e analise as emoções que deseja atingir em seu cliente, assim, fica mais fácil fazer os ajustes para fornecer estímulos sensoriais adequados para ele.

imagem de capa retirada de: deviantart.com

 SOBRE O AUTOR
Graduada em arquitetura e urbanismo, consultora de arquitetura comercial da yard. arquitetura.