Como criar logotipo para seu negócio

Confira nesse artigo, um passo a passo criado pelo designer gráfico graduado pela Universidade Positivo e Pós Graduado em Marketing pela UFPR, Lucas Ribas.

Uma pergunta muito comum feita por quem está montando um negócio ou mesmo por quem já tem um empreendimento funcionando é: como criar logotipo para meu negócio? A resposta para essa pergunta começa na etimologia da palavra. Há uma discussão muito grande em torno disso, alguns teóricos defendem o uso da palavra logotipo, alguns defendem o uso da palavra logomarca, alguns dizem que isso é redundância pois ‘logo’ e ‘marca’ significam a mesma coisa. Para simplificar eu gosto de chamar apenas de ‘marca’. Embora eu defenda também que, através do branding, o significado da palavra marca é muito mais amplo do que apenas um sinal gráfico que representa um negócio ou uma organização. Mas isso é tópico para outro texto.

O primeiro passo

…para saber como criar logotipo, é construir um briefing bem feito. Dedique tempo, energia e concentração. Você ficará muitos anos utilizando essa nova marca criada, não economize algumas horas para planejar o briefing. Itens essenciais para estarem no briefing: Tom de voz da marca/empresa, público-alvo, diferenciais do negócio, principais concorrentes, posicionamento e referências visuais. Dentro de público-alvo você pode também utilizar a metodologia das personas, aqui nesse post nós falamos sobre a importância e como criar suas buyer personas.

Se sente pronto para criar suas personas? Aqui está uma ferramenta grátis que vai ajudar você a dar o primeiro passo e criar as suas de forma simplificada, clique abaixo e acesse o gerador de personas.

gerador de personas yard agência de publicidade

O segundo passo

…para criar sua marca, é pesquisar sobre as referências citadas no briefing, marcas, cores, tipografia de empresas concorrentes ou não, mas que conseguem através do seu logotipo, transmitir conceitos importantes. Dedicar um bom tempo para olhar referências é um passo importante para saber o que você quer e, além de facilitar o processo de criação da agência ou do designer, você atingirá um resultado mais satisfatório e com menos alterações.

 

 

O terceiro passo

…para saber como criar logomarca, é definir as cores que ilustrarão sua marca. Se sua empresa já utiliza um padrão cromático, não significa que você deva mantê-lo a todo custo. Isso pode e deve ser repensado. Se você ainda não tem essa definição ou é um negócio novo, utilize o círculo de harmonização das cores para selecionar entre monocromáticas, complementares, análogas ou mesmo tríades, que são composições feitas com três cores. E então defina exatamente o que pretende transmitir. Pense o quanto isso impactará em seu negócio, na personalização de uniformes, frota, fachada e embalagens, todos esses itens, são importantes ao definir as cores institucionais da empresa e da marca.

O quarto passo

A importância de ter uma marca dentro da proporção áurea.

…para saber como criar uma marca profissional, é ficar atento à proporção áurea, nesse post explicamos sobre esse assunto. A proporção áurea em marcas de empresas, garante uniformidade visual e equilíbrio para quem está olhando. Sabe aquela sensação de que tudo está “encaixado”? Muitas vezes é a proporção áurea fazendo efeito.

O quinto e último passo

…para saber como criar logo profissional, é a escolha da agência ou do designer. Opte por aqueles que têm um bom portfólio, e uma boa experiência. Dê preferência para quem faz trabalhos e esboços à mão, isso garante exclusividade e sua marca ganhará mais identidade. Fuja daqueles que não iniciam o trabalho com um briefing bem detalhado. A exigência por um tempo tranquilo e relativamente alto dedicado ao briefing é um claro sinal de que o criativo ou a agência de publicidade estão no caminho certo para a criação da marca da sua empresa.

 

 SOBRE O AUTOR
Graduado em design gráfico, pós-graduado em marketing, diretor / CEO da yard. agência de publicidade.