A sua marca tem áurea?

Se você nunca se preocupou com isso, ou pior, nunca ouviu falar em proporção áurea e já tem a marca de um negócio, deveria. Se ainda não tem um negócio, mas está pensando em abrir, isto também é muito importante para você. A proporção áurea é estudada há muitos anos, antes mesmo do tempo de Leonardo Da Vinci. Sabe aquela imagem de um homem com os braços abertos? É o famoso Homem Vitruviano, um desenho feito por Da Vinci lá pelo ano de 1490 e mostra a aplicação da proporção áurea no corpo humano. O corpo humano, assim como todos os elementos da natureza, possui medidas que tem como base um número conhecido como “Phi” que vem da letra grega ( f ) 1,618…

Também conhecido como razão de ouro ou número de ouro, o “Phi” pode ser aplicado em diversas situações empresariais, como na arquitetura, na ergonomia de móveis, em embalagens, etc. Mas o tópico deste artigo trata principalmente da importância da aplicação da proporção áurea no design de marcas. Na prática, uma marca construída respeitando os princípios da proporção áurea vai transmitir para quem está olhando uma sensação de equilíbrio e conforto. Já uma marca sem essa preocupação tende a passar a sensação de desconforto visual, sabe aquela frase: “tem algo incomodando, mas não sei o que é”? Muitas vezes é a proporção áurea que foi esquecida pelo criador da marca. Mas não se desespere, muitas vezes, é possível corrigir isso de forma bastante simples, com pequenas alterações no ‘kerning’ da fonte, ou no reposicionamento dos elementos.

É claro que não basta apenas os elementos visuais estarem dentro da proporção áurea, ela é um dos elementos utilizados no design gráfico para criação de marcas, mas existem diversos outros fatores que devem ser levados em conta na hora de criar ou avaliar uma marca. Como o círculo de harmonização das cores, a tipografia, as tendências de mercado como o flat design, e talvez o mais importante, a coerência da marca com o posicionamento da empresa e com o perfil do público-alvo que ela pretende atingir.

Quer saber se sua marca está dentro da proporção áurea? Clique aqui e envie sua marca, um consultor da agência de publicidade yard. retornará com uma avaliação grátis.

QUERO FAZER O TESTE DE MARCA

 

 SOBRE O AUTOR
Graduado em design gráfico, pós-graduado em marketing, diretor / CEO da yard. agência de publicidade.