A importância do marketing digital para as empresas


Com os avanços das mídias digitais, o marketing digital ganhou espaço e hoje é uma das estratégias mais usadas para segmentar e atingir o público certo. 

Pensando nisso, muitas empresas investem nesse método com foco em alavancar os resultados, seja atraindo mais pessoas até os produtos ou serviços, construindo reputação, aumentando o engajamento ou vendendo mais.

Portanto, é importante desenvolver um plano de marketing digital focado em seus principais objetivos.

Colocando em prática

Existem diversas maneiras de atrair seus potenciais clientes e fazer com que eles escolham você, mas para isso é preciso fazer uma análise geral e então formular sua estratégia de marketing digital. 

As principais etapas para estruturar e aplicar a estratégia são: 

Definição de persona

Persona ou buyer persona é basicamente a criação de um perfil fictício com características específicas do seu cliente atual. Fazendo isso você consegue entender quais são as dores dos potenciais clientes e realizar estratégias para atingi-los.

Determinar os KPIs

A sigla KPI significa em inglês Key Performance Indicator que são os indicadores-chave de performance. É uma maneira de analisar se uma ou mais ações tiveram retorno positivo e geraram resultados de acordo com os objetivos iniciais.

Conteúdos otimizados

Para atrair as pessoas certas é necessário produzir conteúdos segmentados e otimizados em SEO, para o funil de vendas. Eles podem ser produzidos em forma de textos, vídeos, áudios ou qualquer outra forma que se relacione com o seu tipo de empresa.

Divulgação

Após a criação do conteúdo você precisa divulgá-lo e isso pode ser feito por meio das redes sociais, e-mail, mídias pagas, por exemplo.

Automação de marketing

É preciso analisar o andamento do plano para entender se os processos anteriores fizeram sentido. Com a automação de marketing é possível nutrir leads prontos, proporcionar eficiência no funil, personalizar a comunicação de acordo com a persona e otimizar diversas funções.

Para impulsionar ainda mais os resultados é possível aliar a estratégia de Inbound Marketing em seu plano. Com ela você consegue fazer com que os potenciais clientes te encontrem sem precisar de anúncios invasivos. 

Inbound Marketing como estratégia

Já imaginou atrair o público certo para o seu negócio sem precisar correr atrás dele como faz o marketing tradicional? É exatamente essa a função do Inbound Marketing.

A estratégia é focada em oferecer conteúdo educativo e tem o objetivo de agregar valor. Fazendo isso a marca constrói um laço de confiança e mostra propriedade no que diz. 

A estratégia é baseada em 5 etapas:

Atrair

Conteúdo é uma das formas mais assertivas quando o assunto é chamar a atenção do público na internet. Para uma marca conseguir fazer isso ela precisa explorar opções que o seus potenciais clientes se identifiquem.

É possível fazer isso de diversas formas, como por exemplo: nutrindo um blog com conteúdos de topo, meio e fundo de funil, criando vídeos educativos ou produzindo ebooks. A partir disso, os visitantes acessam o conteúdo e podem usá-lo para resolver um problema sobre o tema. 

Converter

Feito isso, é preciso converter. E para converter você precisa oferecer algum conteúdo rico e em troca pedir algumas informações de seus visitantes. Cargo, telefone e e-mail são algumas das principais informações para segmentar o público. 

Relacionar

Após fazer a segmentação você consegue personalizar o modo de se relacionar com o cliente entendendo que tipo de linguagem usar, qual a frequência de contato, entre outras características. 

Com esse processo de educar o potencial cliente e de se relacionar, a marca transmite segurança e constrói um laço de confiança.

Vender

O momento de venda pode parecer a etapa mais difícil, mas ela se torna uma das mais simples se você seguiu todos os processos anteriores corretamente. Depois de ter criado proximidade com o potencial cliente sinta-se livre para exibir o seu produto ou serviço.

Analisar

Para avaliar todo o processo é necessário saber quais foram os resultados do planejamento inicial, a partir disso é possível perceber o que foi eficaz e o que pode ser reformulado. 

Entender como usar inbound marketing é essencial para aperfeiçoar o plano e apostar em estratégias mais assertivas. Isso pode nortear a empresa em qual momento agir e em como agir.

Resultados assertivos

Estratégias de marketing podem alavancar os resultados de uma empresa, mas para fazer isso de forma efetiva é preciso entender como fazer marketing digital.

Levando em consideração que grande parcela do público está conectado, essa é uma das melhores formas de investimentos para captar as pessoas certas e gerar maiores e melhores resultados.

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.