3 passos que aumentam as vendas de qualquer empresa de serviços

Aumentar as vendas de serviços

Você vende serviços e quer aumentar as vendas da sua empresa? Aqui estão 3 dicas essenciais.

1 – Alinhe sua expectativa

Sempre comento com os clientes da agência sobre a importância do alinhamento de expectativa quando se planeja e executa uma ação de divulgação. Não se pode exigir de um veículo ou de uma peça publicitária algo que ele não pode fornecer. Cada veículo tem o seu papel dentro uma campanha e cada peça vai cumprir a entrega de uma mensagem. Em raras situações você pode esperar uma “chuva de ligações” na sua empresa, após uma campanha. Mas no geral, uma estratégia publicitária eficiente se faz de forma contínua com investimento constante e com uma mensagem clara bem definida, que é inclusive o próximo tópico.

2 – Tenha uma mensagem clara bem definida

A última parte de qualquer briefing deve ser a ‘mensagem clara bem definida’. Resuma em uma frase curta o que sua campanha ou sua ação de divulgação deve dizer. Você quer mudar algum conceito existente no seu mercado? Você quer mudar a maneira como as pessoas contratam o seu serviço? Você quer apenas dizer que você faz algo que ninguém sabe que você faz? Tenha isso claro para você e deixo isso claro para sua agência ou sua equipe de marketing, antes de fazer qualquer ação. Com isso bem definido, elabore o funil de vendas do seu produto e do seu cliente-alvo.

3 – Funil de vendas

Antes da compra de um serviço, o consumidor normalmente passa por três estágios, nós chamamos este trajeto de “funil de vendas”.

O primeiro estágio, que chamamos de topo de funil, a pessoa ainda não sabe que precisa daquele serviço, ela ainda não se deu conta ou não tem conhecimento suficiente para buscar mais informações. Imagine a seguinte situação, por que alguém vai contratar um software de gestão, se não faz gestão?

O segundo momento do funil de vendas ocorre quando a pessoa já se deu conta de que precisa de um determinado serviço, mas ainda não decidiu qual opção vai adotar para “resolver o seu problema”. Lembre-se, sua empresa só existe para resolver algum problema. No exemplo do software de gestão, você pode resolver o problema com uma planilha do Excel, um software genérico, um software específico ou até mesmo desenvolver um software próprio. São diferentes maneiras de resolver o mesmo problema que é: gestão.

O terceiro momento do funil é onde a maioria das empresas concentra 100% dos seus esforços de marketing. O cliente já se deu conta de que precisa do serviço, já viu as opções disponíveis para resolver o seu problema e já sabe qual o melhor caminho a seguir e agora está buscando ativamente nesse caminho, qual a melhor alternativa. Aqui entra toda mídia tradicional, que deve ser planejada e executada conforme mencionei nos primeiros parágrafos.

A grande questão é: que ações você está fazendo para gerar clientes para seu negócio no primeiro e no segundo momento do funil de vendas? É aí que está o grande pulo do gato, você vai sair muito na frente se fizer ações que despertem a atenção dos potenciais clientes quando eles ainda não se deram conta de que precisam do serviço que sua empresa vende.

A sua empresa tem valor? Você sabe como criá-lo? Leia este post entenda como uma empresa de serviços cria valor.

 SOBRE O AUTOR
Graduado em design gráfico, pós-graduado em marketing, diretor / CEO da yard. agência de publicidade.